by Roberto M.
O constante pinga-pinga de uma torneira defeituosa é uma coisa muito irritante. Na maioria das vezes, essa amolação acaba com um simples conserto: trocar a anilha da torneira, pois com o uso constante o material dessa peça se desgasta provocando o vazamento.
Anilha é um anelzinho de borracha ou couro que serve para vedar a entrada de água nas torneiras de pressão. Em muitos lugares, a anilha é conhecida como “o courinho da torneira”.
Anilha é um anelzinho de borracha ou couro que serve para vedar a entrada de água nas torneiras de pressão. Em muitos lugares, a anilha é conhecida como “o courinho da torneira”.
Algumas vezes, troca-se somente o anel de borracha ou couro, outras se troca o conjunto com o pino (vide fig.1). Essas peças são encontradas facilmente em qualquer supermercado ou loja de material de construção.
Fig.1
Há muitos tipos de torneiras, mas a grande maioria delas funciona segundo o principio da válvula de compressão e repará-las é quase sempre a mesma coisa, sejam elas de pia, lavatório, tanque ou jardim.
Para realizar esse reparo, são necessárias algumas ferramentas: uma chave de fenda ou Philips (depende do tipo de parafuso) tamanho médio, uma chave inglesa e um alicate.
Fig.2
Agora vamos a um passo a passo de como substituir “o courinho” de uma torneira:
1) Primeiramente, fechar o registro geral para que o fluxo de água da torneira a reparar seja interrompido.
2) Abrir levemente a torneira e desrosquear a porca da haste com a chave inglesa. É uma boa idéia ter um pedaço de pano ou de papelão, para ser enrolado em volta da porca quando for usada a chave inglesa, para evitar que o cromo de cobertura do metal se risque ou se danifique.
Fig.3
3) Desrosquear e retirar a haste.
Fig.4
4) Retirar a anilha a ser substituída. Às vezes, é preciso obrigá-la a sair utilizando-se a ponta de uma chave de fenda.
Fig.5
5) Pegar uma anilha nova de dimensões adequadas e introduzi-la no mesmo lugar de onde foi tirada a anterior. (vide fig.5 e fig.4)
6) Tornar a montar a torneira, introduzindo a haste novamente em seu lugar, rosquear primeiro manualmente e depois apertar bem a porca com a chave inglesa. (Vide fig.3)
7) Abrir novamente o registro geral
8) Abrir e fechar a torneira várias vezes para testar a anilha nova.
Às vezes, em algumas torneiras de pia de cozinha ou lavatórios de banheiro, os manípulos (ou volantes, ou seja, aquela peça que usamos para abrir a torneira) encobrem totalmente a haste. Sendo assim, para alcançarmos a porca da haste, é necessário antes retirar o volante.
Para isso, primeiramente desrosqueamos, com o auxílio de um alicate, o botãozinho existente no topo do manípulo. Depois, com uma chave de fenda ou Philips retiramos o parafuso que prende o volante à haste. Em seguida puxamos o volante e o desencaixamos da haste.
Fig.6
Pronto, a porca da haste agora está visível e pode ser desrosqueada. Após trocar a anilha, é só fazer o caminho inverso e recolocar o manípulo.
Muito bom o seu tutorial, bastante fácil de entender! Além de lhe parabenizar pela iniciativa de compartilhar esse conhecimento, eu quero adicionar uma informação, somente a título de curiosidade: em algumas regiões do nordeste do Brasil, os encanadores costumam chamar essa peça de "carrapeta".
ResponderExcluirE para o registro do chuveiro, quando gasta a borracha de dentro do registro?
ResponderExcluirOlá Miriam,
ExcluirOs registros dos chuveiros,normalmente, também são registros de pressão e, portanto para trocar a anilha ou carrapeta (como disse nosso amigo aí em cima)procede-se da mesma maneira.É mais ou menos a mesma coisa. Mas vou preparar uma postagem específica de registro de chuveiro para ficar bem claro. Aguarde.
Oi Roberto. Muito boa sua "aula"
ResponderExcluirhoje chamei uma pessoa pra trocar consertar o pinga-pinga da minha torneira e ele disse que não era a carrapeta e sim o "miolo". Isto está certo?
Sonia
Oi Sonia,
ExcluirNormalmente, quando uma torneira está pingando, a simples troca da anilha ou carrapeta resolve o problema. Entretanto, às vezes, acontece de estragar o miolo. A gente aperta tanto a torneira para parar de pingar que acaba afetando os mecanismos internos. Mas fique de olho para ver se foi isso mesmo, o miolo não estraga facilmente. E tem mais, às vezes, mesmo com o miolo espanado, uma simples carrapeta com uma espessura um pouco maior resolve o problema.
Caro Roberto.
ResponderExcluirO volante do registro de pressão do meu chuveiro é de encaixe e não possui parafuso para soltar. Começou a girar sem fechar a água. Não consigo retirar o volante girando no sentido anti-horário ou puxando. Como faço para retirá-lo para reparar o registro?
Obrigado.
Olá Luis,
ExcluirDe alguma maneira esse volante tem que sair. Tente colocar um pouco daqueles "desengripantes" tipo wd-40, eles são óleos penetrantes que costumam desemperrar os parafusos.
Excelente Roberto ! Com o tempo de uso a carrapeta vai ficando gasta, como tudo no mundo, e não adianta fechar com toda a força a torneira, fica pingando. Tem que trocar a carrapeta. Mas, eu vou fazer algo diferente, vou mostrar uma Gambiarra para consertar a carrapeta ! Veja em : http://gambiarranewtonalmeida.blogspot.com.br/2012/11/conserto-torneira-carrapeta-troca.html
ResponderExcluirParabéns pela generosidade em compartilhar conhecimento...adoro saber mais, de preferência, sobre tudo...Aline-Go
ResponderExcluirObrigada, foi útil! Troquei a borrachinha da minha torneira! Mas queria ter certeza se fiz corretamente!
ResponderExcluirBoa tarda,Meu chuveiro não está pingando ele escorre uma pequena quantidade de água e para em intervalos de 30 min um do outro +-.Então troquei todo o mecanismo miolo completo ( tirei tudo deixando somente o buraco do cano na parede) e coloquei tudo novo da mesma marca DECA mas continua com o mesmo problema o que pode ser ?
ResponderExcluirOlá Ricardo,
ExcluirMuitas vezes, quando o chuveiro está vazando mesmo depois de fechado, o problema é no registro, mas, pelo jeito o seu problema não está no registro.
Esse vazamento, provavelmente, deve ser por causa da água acumulada no cano entre o registro e o chuveiro.
Às vezes, o chuveiro está desnivelado (um pouco prá baixo) e essa água fica escorrendo de tempos em tempos, mesmo com o registro fechado.
Tente nivelá-lo de alguma maneira. Retire o chuveiro, passe bastante fita teflon no tubo e tente rosquear horizontalmente. Nem que for para trocar o cano que o sustenta por um mais forte, que suporte o peso do chuveiro.
Mas tem que deixá-lo nivelado, ou, até, um pouco para cima.
Esse é um problema muito comum em chuveiros. Todo chuveiro tem um reservatório de água que fica cheio para que a resistência não queime quando o ligamos. Se ele está desnivelado, a água acumulada no cano vai entrando e vaza de tempos em tempos, quando o vedante não suporta o peso.
Olá! Meu nome é Karina e tenho uma dúvida: o chuveiro estava pingando,a "borrachinha" foi trocada e resolveu o problema. Só que agora, durante o banho a agua para de sair, do nada. Tenho que fechar o registro e abrir novamente e a água volta normalmente. Mas isso acontece várias vezes durante o banho. O que pode ser? Vazamento nos canos? Pressão da água? Moro em um apartamento, isso interfere? Antes de trocar a borrachinha, nunca tinha acontecido isso. Agradeço, desde já sua atenção!
ResponderExcluirOlá Karina,
ExcluirTá meio estranho isso. A única coisa que me vem à cabeça, à distância, é que a tal "borrachinha", de alguma maneira, esteja enroscando no corpo do registro.
Tente trocar o conjunto de anilha por um outro, talvez resolva.
Nenhum desses itens que você relacionou me parece estar relacionado com o problema, nem vazamento, nem pressão, nem ser apartamento, deve ser a borrachinha mesmo, que de alguma maneira, não está cumprindo sua função corretamente.
Olá,
ResponderExcluirFui trocar a carrapeta do chuveiro e usei chave inglesa, essa, por sua vez, comeu toda a rosca do castelo. Como faço, agora, pra retirar a peça. Ela não roda nem para apertar, nem para soltar
Justo o que procurava sobre torneira com filtro
ResponderExcluir