by Roberto M.
Você gostaria de dar um melhor destino para o lixo de sua casa e do seu jardim?
Você tem que adubar suas plantas de vez em quando?
Você tem que adubar suas plantas de vez em quando?
Pois então faça um adubo natural, faça composto orgânico. Você poderá usá-lo, depois, para adubar suas plantinhas. Veja como e por que, no artigo Adubando as plantinhas com composto orgânico.
Para produzir você mesmo seu próprio composto orgânico, não é preciso prática nem experiência.
Além de gostar de “mexer” com coisas naturais e de um pouco de paciência, você vai necessitar apenas de uma composteira (recipiente onde se fará o composto) e lógico, de um espaço para colocá-la.
Além de gostar de “mexer” com coisas naturais e de um pouco de paciência, você vai necessitar apenas de uma composteira (recipiente onde se fará o composto) e lógico, de um espaço para colocá-la.
- Vários tipos de recipientes poderão ser utilizados como composteira, desde que eles sejam suficientemente grandes para a nossa necessidade e permitam boa ventilação. Exemplos: tambor de ferro de 200 litros devidamente furado, tanques de tijolos, caixas de madeira, caixas de tela de arame e até mesmo um buraco no chão.
- É nesta composteira que serão armazenados os restos de alimentos, cascas de frutas, borra de café, cascas de ovos e lixo de jardim. Nunca utilizar como matéria prima para o composto orgânico, materiais plásticos, de vidro, de metal ou quaisquer outros que não sejam facilmente biodegradáveis.
- Independentemente do tamanho da composteira, fazer camadas de aproximadamente 10 cm de espessura. Portanto, devemos colocar 10 cm de matéria orgânica, cobrir com 10 cm de terra, colocar novamente 10 cm de matéria orgânica, cobrir novamente com 10 cm de terra e assim sucessivamente até chegarmos ao topo.
- É recomendável que a matéria orgânica seja pré-triturada antes da utilização, pois isso reduzirá pela metade o tempo de maturação do composto. Não é difícil encontrar trituradores para esse tipo de serviço nas lojas de equipamentos de jardinagem.
- O composto será enriquecido, se durante a preparação forem acrescentadas algumas camadas de esterco de gado ou galinha. Este material, muito rico em nitrogênio, apressa a decomposição e torna o composto final muito mais nutritivo para as plantas.
- Não é proibido preparar o composto orgânico apenas com o lixo vegetal do seu jardim, mas lembre-se, o elemento fósforo é dado exatamente pelos restos de origem animal. Compostos preparados sem restos animais não terão fósforo.
- Na ausência do esterco e dos restos animais, uma alternativa seria acrescentar ao composto um preparado NPK para suprir a falta de nitrogênio e fósforo. Mas daí já não ficaria 100% natural.
- Para que o composto fique pronto, é necessário revolver a mistura uma vez por mês. Ou seja, as camadas que estão em cima devem ir para baixo e vice-versa. A melhor maneira de se fazer isso é ter duas composteiras. Assim, ao passar o material de uma composteira para a outra, automaticamente as camadas estarão invertidas.
- A umidade é primordial, portanto nunca deixe de regar o composto em preparação. O calor também é primordial, por isso mantenha sempre coberta a composteira durante a preparação do composto.
- É normal sair uma fumacinha da composteira. São os gases gerados pela fermentação.
- Se a matéria orgânica utilizada foi pré-triturada, o composto estará “maduro” e pronto para uso cerca de três meses depois do início. Caso contrário, o tempo de maturação será por volta de seis meses.
- Quando o composto orgânico estiver pronto, ele terá adquirido uma coloração de terra preta, uma consistência solta e muito leve. Terá um cheiro gostoso e agradável de mato.
boa noite caro amigo do so faz quem sabe adorei esta ideia de fazer o composto organico e eu tambem vou comercar afazer e espero que vc mim mande sempre mais novidades so assim eu poderei ensinar mais pessoas e ai tudo ira aos pouco melhorar o nosso planeta precisa de pessoas assim como vc obrigado
ResponderExcluir