by Telma M.
Tem gente que diz que gostaria de aprender a tecer, mas não tem disposição para comprar um tear de verdade e acaba não aprendendo.
Mas não é necessário deixar de praticar essa terapia do tear, que ajuda a desenvolver a criatividade e as habilidades manuais, por conta de não ter um tear manual grande.
Dá para fazer um mini tear usando sucatas e materiais descartáveis que se encontra em qualquer lugar.
Dá para fazer tear de papelão, de madeira e de outros materiais que a sua imaginação mandar.
Dá para fazer tear de papelão, de madeira e de outros materiais que a sua imaginação mandar.
Eu fiz um mini tear de madeira que é muito fácil de executar e você nem precisa ter grandes habilidades manuais para conseguir fazer um também.
Com seu mini tear pronto, você pode fazer pequenos trabalhos de tecelagem usando restos de fios de lã, linha ou barbante.
É uma forma bem divertida de ensinar uma criança a desenvolver habilidades manuais, já que hoje não é comum ensinarem essas habilidades nas escolas.
Vamos ver como se faz um mini tear caseiro usando retalho de madeira?
Reúna os seguintes materiais:
- 01 retalho de madeira medindo 16 cm de largura por 20 cm de altura e 6 mm de espessura (esse é um exemplo, o tamanho do retalho de madeira pode ser variável).
- 01 pedaço de lixa grossa de madeira.
- 01 pedaço de lixa fina de madeira.
- 01 arco de serra.
- 01 lápis preto.
- 01 trena.
Agora vamos executar o mini tear:
A - Comece lixando a madeira com lixa grossa. Retire toda a sujeira e imperfeições. Depois use a lixa fina para suavizar os cantinhos e retirar quaisquer farpinhas da madeira que possam ferir as mãos ou enroscar nos fios. Deixe bem liso. Não precisa usar a força, use apenas o capricho.
B - Agora faça marcações a cada meio centímetro nos dois lados menores da placa de madeira.
C - Na etapa seguinte faça pequenos picotes (cortes rasos) nas marcações, de forma a deixar a madeira “dentada”. Faça isso nas duas extremidades marcadas, com o arco de serra.
D - Lixe novamente a madeira com a lixa fina. Passe-a dobrada várias vezes dentro das fendas cuidadosamente para não quebrar e para eliminar todas as farpas de madeira, deixando o trabalho bem liso.
E - Não esqueça de forrar a mesa com um pano velho ou jornal, para não sujar onde você estiver trabalhando, pois ao lixar e serrar vai aparecer muito “pó de serra”.
F - Agora é só começar a montar o urdume no seu mini tear e executar mini tapeçarias onde você pode exprimir sua criatividade e transformar em atividade rentável. Veja artigo “Mini tapeçaria. Desenvolvendo a criatividade com mini teares”, e aprenda a usar seu novo tear.
Você gostou desta dica? Se gostou, deixe seu comentário e conte como ficou o seu mini tear caseiro feito com materiais reciclados.
Gostei dessa dica bem legal!
ResponderExcluiramei a dica está muito bem explicada, pois quero fazer da pratica uma atividade rentável. muito obgda pela atenção.
ResponderExcluir