by Roberto M.
Se você acidentalmente apagou um arquivo importante ou perdeu alguma coisa importante quando seu computador travou, não se desespere!
Pelo menos nesse primeiro instante.
Pelo menos nesse primeiro instante.
Existe um modo de tentar recuperar arquivos apagados. E com uma chance de sucesso de quase 100%. Mas é necessário tomar alguns cuidados: quanto mais rápido você fizer a recuperação, maior será a chance do êxito.
Explicando o por quê:
1- quando o disco rígido é formatado, é como se ele fosse dividido em milhões de “gavetinhas”.
2- Ao salvar algum arquivo, é como se ele fosse guardado em algumas dessas “gavetinhas” (as vazias).
3- Entretanto, quando se apaga algum arquivo, ele não sai imediatamente da “gavetinha”. A mensagem que o computador recebe é que aquela “gavetinha” onde estava o arquivo deletado poderá ser usada por outro arquivo (é como se estivesse vazia), mas o arquivo apagado ficará lá até que o computador “resolva” colocar alguma coisa na tal “gavetinha”.
É por isso que eu disse que a recuperação deverá ser feita o quanto antes.
Ao perceber que deletou alguma coisa que não devia, pare de fazer coisas no computador imediatamente.
Quanto mais você usar o computador, maior será a chance dele usar a “gavetinha” em que estava seu arquivo apagado e maior será o risco do seu arquivo sumir definitivamente.
Tentando Recuperar
Agora, para tentar recuperar o arquivo faça o seguinte:
2-) Instale-o e siga as instruções, indicando o que você quer recuperar (foto, música, texto). É muito fácil, a instalação pode ser feita em português.
3-) O programa irá escanear o seu disco rígido, e algum tempo depois (duas ou três horas) exibirá uma lista dos arquivos que poderão ser recuperados.
4-) Veja se o arquivo que você quer está nessa lista, selecione-o e pressione o OK.
O programa Recuva recupera arquivos do computador com Windows, da lixeira, do cartão de câmera digital ou do MP3 player.
O mais importante de tudo, é que é um programa free, ou seja, é grátis.
Boa Sorte!
Artigos Recomendados:
mas nem todos são recuperados alguns ñ se recuperam
ResponderExcluir