by Telma M.
Vamos aprender a fazer um dos pontos do bordado conhecido como Capitonê.
Esse ponto de bordado é conhecido também por vários outros nomes: ponto fofoca, ponto favinho, ponto origami, ponto casinha de abelha, ponto fuxico, ponto flor de laranjeira, ponto fuxico japonês.
O trabalho fica valorizado quando é complementado com pérolas ou continhas na cor que se desejar.
Ao decidir fazer esse bordado é preciso levar em consideração que o tecido se reduz praticamente à metade depois do bordado finalizado, portanto o tecido deverá ter o dobro do tamanho do trabalho pronto. Por exemplo: um tecido quadrado com 90 cm de lado permite fazer uma almofada quadrada, com 42 cm de lado, pois é preciso deixar 3 cm para as costuras laterais.
O tecido Oxford é um dos melhores para fazer esse tipo de bordado porque não amassa e nem escorrega, além disso, seus fios não arrebentam quando puxamos para desfiar, mas se preferir usar outro tecido certifique-se que tenha as mesmas características.
Para que possamos aprender a fazer o ponto capitonê, vamos usar como modelo a execução de um bordado para adornar uma almofada quadrada de 42 cm de lado.
Para isso precisaremos de:
- 1 pedaço de tecido Oxford quadrado de 90 cm de lado. Lembre-se que precisamos do dobro mais um tanto para arremate, do tamanho do trabalho final.
- Agulha de costura
- Linha de costura na mesma cor do tecido
- Tesoura
- Fita métrica
- Pérolas ou botões para o acabamento
- 1 capa de almofada na mesma cor do tecido escolhido para bordar, quadrada, com 45 cm de lado
Agora vamos ver como se faz o bordado em Ponto Capitonê:
1. Para começar é preciso medir e cortar um quadrado do tecido com 90 cm de lado.
2. Em uma das laterais do tecido faça marcas a cada 3 cm. Desfie o tecido, puxando um fio em cada ponto marcado.
Faça marcas na outra lateral perpendicular à anterior e repita o mesmo procedimento, de modo que o tecido fique totalmente marcado com quadradinhos de 3 em 3 cm. O número de quadradinhos deverá ser sempre par.
3. Passe a linha na agulha de costura e dê um nó na ponta. Escolha um dos cantos do tecido para começar. Conte dois quadradinhos e comece.
4. Introduza a agulha num dos cantos do quadradinho, no sentido de dentro para fora.Puxe o fio delicadamente.
5. Introduza a agulha no segundo canto do quadradinho e puxe.
6. Repita o passo 5 para todos os cantos do quadradinho até introduzir a agulha no primeiro canto do quadradinho, novamente.
7. Puxe o fio, até juntar os quatro cantos do quadradinho.
8. Arremate...
9. Coloque uma pérola e prenda bem. Arremate, passe o fio por baixo do trabalho e corte-o.
10. Pule um quadradinho ( faça marcações para identificar um quadradinho sim outro não) e repita as operações 4 até 10, até formar a primeira carreira.
11. Pule um quadradinho para o lado e repita as operações 4 a 11 até terminar a segunda carreira. Faça dessa maneira até terminar todos os quadradinhos.
12. Costure o bordado sobre uma capa de almofada, encha com espuma ou lã acrílica, costure a abertura e corte os fios soltos. Está pronta sua almofada bordada em ponto fofoca, ou ponto fuxico, ou ponto casinha de abelha, ou ponto favinho, ou ponto origami, ou que seja o tal ponto Capitonê!
Você pode substituir as pérolas por botões ou continhas coloridas.
13. Também pode usar o avesso do bordado, que fica muito bonito.
14. E varie nas cores.
15. Como complemento, montei esse pequeno vídeo para mostrar dinamicamente a confecção de um ponto. Veja:
adorei obrigado estava doida pra aprender e não sabia como fazer agora ninguen me segura muito obrigado mesmo são pouca as pessoas que gosta de ensinar o que saber bjs
ResponderExcluirgostaria de sabe mas sobre o capitone.
ResponderExcluirNossa gostei muito, ja tinha visto mas não sabia como fazer me ajudou
ResponderExcluirmuito, seus trabalhos são lindos parabéns.
Parabéns.Adorei o modo como você ensina me ajudou muito.
ResponderExcluirAdorei o passo a passo. parabéns!
ResponderExcluirAdorei, mas gostaria de saber mais pois adoro artezanato, faço mais gráfico e passo a passo para eu aprender. obrigado pela paciência.
ResponderExcluirAdorei esse trabalho, agora que aprendi vou tentar fazer também.
ResponderExcluirEu adoro novidades em bordado e o ponto captonê fica muito bonito.Fiz uma colvha para minha nora e todo mundo adorou.Obrigado por se dispor a ensinar.Parabéns
ResponderExcluirParabéns e obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirQue Deus a abençoe sempre bjs
que legal ador'ei essas almofadas ja sabia fazer e lembrei muito mais *_*
ResponderExcluirTelma - Realmente, faz jus ao título com a paráfrase: SÓ ENSINA QUEM SABE! Depois de ter adquirido revistas, etc.. somente agora pude entender e aprender. Parabéns e sucesso!
ResponderExcluirolá, muitissímo obrigado pelas dicas ,já tinh ido em outros blogs mas não fui feliz.realmente só ensina quem sabe.que Deus te abençõe.e continue te dando muita sabedoria. depois lhe mando a foto do quarto da minha filha . vai ficar lindo com a almofada.
ResponderExcluira almofada da minha filha ficou linda . agora gor=staria de faze outra . aquela parecendo um pneu .tem como me mandar um gabarito como este mostrando por onde passa a linha. desde já grata. antunesdasilvaa@yahoo.com.br
ResponderExcluirtem como ensinar a fazer colcha em capitone?
ResponderExcluirOlá Anônimo, que pena você não se identificar, seria muito mais interessante saber seu nome.
ExcluirOlha, dá para ensinar a fazer colchas sim, e fica muito bonita, por sinal! Dou aulas particulares ou para grupos. Se tiver interesse mande um e.mail para telmatrm@tearderetalhos.com
adorei as explicações, quero fazer algumas coisas pois faço croche e tambem bordado consigo tudo por revistas, agora gostaria de saber, preciso de régua especial, para fazer, pois quero fazer colcha de casal,
ResponderExcluirOlá Anônimo, eu prefiro quando sei o nome de quem estou falando, mas vamos lá...
ExcluirNão é necessário nenhuma régua para aprender vários pontos em capitonê, mas precisa de uma fita métrica.
Se tiver interesse mande um e.mail para telmatrm@tearderetalhos.com
abraços
poxa muito bem explicadinho assim ajuda bastante,agora vou tentar fazer a minha valeu..beijos
ResponderExcluirParabéns! Não conhecia esta arte. Deu vontadr de fazer uma almofada. Abraço, Clara
ResponderExcluirObrigada por compartilhar, até que enfim aprendi fazer esse ponto. Conheça meu cantinho http://gamafema.blogspot.com abraços
ResponderExcluirSou louco por artesanato, já faço algumas coisas em casa, tipo pintura em mdf e fuxico, mas quero apender essa técnica da almofada, gostei muito, é lindo!
ResponderExcluirMuito obrigada por ter a paciência em ensinar, querer dividir o que sabe com outras pessoas e difícil, que Deus , lhecubra de bençãos.
ResponderExcluirDemais esse passo-a-passo, agora eu entendi, obrigada vc está de parabéns. Agora eu vou fazer. Que Deus te abençoe hoje e sempre.
ResponderExcluirOLÁ,PODERIA ME ENSINAR COMO CALCULAR O TAMANHO DO TECIDO PRA ALMOFADA QUADRADA?
ResponderExcluirOBRIGADA
Olá Artesanatos,
ExcluirGeralmente, o ponto capitonê reduz pela metade o tamanho do tecido.
Portanto, para fazer uma almofada quadrada, multiplique por dois o tamanho da almofada que você deseja e acrescente mais uns 5 cm de cada lado para os arremates.
Por exemplo: se você quiser fazer uma almofada de 60 cm x 60 cm, multiplique por dois o 60 cm e chegue a 120 cm. Acrescente 5 cm de cada lado e chegue a 130 cm.
Assim, para ter, no final, uma almofada de 60 x 60 , terá que começá-la com um quadrado de tecido medindo 130 cm x 130 cm.
Espero ter ajudado e obrigado pela participação.
Roberto isso vale para qualquer tamanho de quadradinho?Tipo se eu quiser fazer de 5cm ao invés de 3cm dará certo?
ExcluirOlá Atelie Cheliarts,
ExcluirDá certo sim, com qualquer tamanho de quadradinhos. Apenas as dobras ficarão maiores se os quadrados forem maiores.
Quanto à diminuição do tecido, aproximadamente, pela metade vale também para qualquer tamanho de quadradinho. Note que, como você faz as dobras em quadradinho sim, quadradinho não, 50% dos quadradinhos ficarão inalterados e os outros 50% diminuirão, ficando o tecido com praticamente a metade do tamanho inicial.
parabens estava louca para aprender .obrigada
ResponderExcluirMuito lindo esse fuxico e nesse pap ta muito bem explicadinho...
ResponderExcluirMuito bem, você explicou direitinho, adorei sua explicação,estou muito agradecida a você por compartilhar seu conhecimento que é uma arte, que Deus te abençoe grandemente.Vou tentar fazer uma manta de bebê que vi no face mais não tinha como fazer, estou muito feliz por ter encontrado uma pessoa tão generosa como você,muito obrigada, um grande beijo.Edna.
ResponderExcluirOlá se eu quiser fazer os quadradinhos de 5cm cada o processo é o mesmo?Também preciso do dobro de tecido para dar certo?
ResponderExcluirOlá, muito lindo o seu trabalho... Parabéns! Gostaria de saber como cobrar uma almofada com esta técnica de Captone - somente a peça bordada. Tipo 0,40x O,040. Abraço
ResponderExcluirola meu nome é glaucia gostaria de saber quais tecidos posso fazer esse tipo de trabalho.
ResponderExcluirOlá Glaucia, conforme dissemos lá no texto, o melhor tecido é o Oxford, pois ele não amassa nem arrebenta o fio na hora de desfiar, mas você pode usar qualquer tecido com as mesmas características. Experimente!
ResponderExcluirOlá, é a melhor explicação que encontrei. Quanto ao Oxford, existem vários tipos? Ou não? Fiquei na dúvida. Não entendo muito de tecido. Queria um tecido com cores vivas, qual recomendaria?
ResponderExcluirOlá Tatiana, Oxford é um tipo de tecido que não amassa e tem tramas bem definidas. Ele tem uma infinidade de cores, é só escolher. Boa sorte com seus bordados. abraços
Excluir