by Roberto M.
Quem já ouviu falar de Furoshiki? E de Bojagi?
Essas duas palavras servem para nomear praticamente a mesma coisa, ou seja, a arte de embalar com pano em vez de se usar papel. É uma arte milenar oriental.
No Japão é utilizado o Furoshiki, um método de embrulhar presentes utilizando pano, para evitar o uso de papel de embrulho. Ao contrário do papel, que normalmente é jogado fora, furoshiki pode ser usado repetidas vezes.
Na Coréia é utilizado o Bojagi, uma vertente coreana do método de embrulhar com pano japonês. Valendo-se da tradição de que o lixo traz má sorte, os coreanos incentivam o uso de tecidos nos embrulhos como forma de diminuir a produção de resíduos.
Seja lá qual for o nome ou a nacionalidade do método, o importante é que é uma forma bastante simples e ecologicamente correta de se embrulhar, transportar ou apenas armazenar qualquer coisa.
Basta um pedaço quadrado de tecido, alguma criatividade e a aplicação de vários nós para que se obtenha lindíssimas embalagens para presentes ou mesmo a improvisação de belas sacolas (ecobags) para transportar coisas.
O vídeo abaixo dá uma ideia de como funciona essa maneira de embalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário