by Roberto M.
O Nó de Correr, conhecido também como Nó Corrediço ou nó deslizante, cria uma alça que corre. É bem rápido e fácil de fazer, e suas utilidades são variadas.
Seu uso principal é amarrar objetos que devem ficar mais firmes quando for exercida uma força sobre o nó.
Geralmente é usado para amarrar a corda do cabresto do cavalo ao poste, em alguns casos usado como laço. Usado também para amarrar fitinhas da rabiola de pipas, entre muitas outras utilidades.
Uma das principais utilizações do nó de correr é no artesanato. Nós corrediços são usados em tricô e crochê para segurar o fio na agulha. É o primeiro passo para fazer uma cadeia de pontos no crochê ou tricô, contando como o primeiro ponto. Mais importante ainda, é o ponto que prende o fio à agulha de tricô ou crochê de modo que se possa lançar o restante dos pontos. É uma maneira de ajudar a ancorar os primeiros pontos e mantê-los todos consistentes.
A principal característica do nó corrediço é que: quando se puxa uma extremidade do laço, o nó vai apertar e quando se puxa a outra extremidade o nó vai afrouxar. Quando se puxa as duas pontas ao mesmo tempo, estando o laço solto, o nó se desfaz.
PASSO A PASSO DE COMO FAZER UM NÓ CORREDIÇO
1 – Coloque as pontas do fio na palma da mão esquerda como mostrado na figura abaixo.
2 – Com a mão direita, torça o fio formando uma volta, de modo que a ponta mais curta fique sobre a ponta mais comprida.
3 – Segure firmemente, com o polegar e o indicador esquerdo, o ponto onde os fios se encontram ao formar a volta.
4 – Com a mão direita, dobre a volta em sua direção de modo que ela fique sobre a ponta mais comprida do fio.
5 – Com o polegar e o indicador direito, pesque a ponta mais comprida e puxe para cima, fazendo-a passar por dentro da volta formando uma alça.
6 – Ao puxar essa alça, ao mesmo tempo em que solta o ponto de encontro dos fios que estava sendo segurado pelo polegar e indicador esquerdo, estará pronto o seu nó corrediço.
7 - Daí é só ajustá-lo para as suas necessidades.
No vídeo abaixo você pode ver como se faz um nó corrediço de um modo dinâmico.
Artigos Recomendados:
- Dicas para fotografar seus trabalhos artesanais
- Costura manual. Como fazer ponto invisível.
- Como fazer uma bainha para guardar suas facas afiadas na gaveta.
- Riscos para bordar. Como transferir desenhos para o tecido a ser bordado.
- Método das malhas quadriculadas. Uma técnica para ampliar ou reduzir figuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário