by Roberto M.
Às vezes, queremos pintar uma parede e nos deparamos com pequenas fendas, algumas rachaduras ou, até mesmo alguns buracos um pouco maiores.
Então, a fim de evitar o esfarelamento da parede e ao mesmo tempo deixar a superfície em condições para a pintura, são necessárias algumas correções.
Seguindo as orientações básicas que daremos a seguir, não será muito difícil você mesmo executar os consertos. Vamos, então, colocar mãos à obra.
Lembre-se que antes de iniciar os trabalhos, é sempre bom cobrir o chão com uma lona plástica para evitar danos ao piso e facilitar a remoção da sujeira posteriormente.
A – Ferramentas e Materiais necessários
A1 –
Colher de pedreiro
|
A2 –
Desempenadeira de madeira
|
A3 –
Chave de fenda
|
A4 –
Pincel
|
A5 –
Espátula
|
A6 –
Lixa para massa nº 100
|
A7 –
Lona plástica
|
A8 –
Balde para preparo da argamassa
|
A9 –
Cimento, areia fina e água para argamassa
|
A10 –
Massa corrida PVA ou acrílica
|
B – Algumas Dicas Importantes antes de iniciar os trabalhos
B1 – Argamassa é a mistura de cimento, areia e água. Para prepara-la, basta misturar, no balde, cimento, areia e água nas proporções ideais. Misture bem o cimento com a areia secos e depois misture a água até conseguir a consistência desejada.
A proporção que costumo usar para esse tipo de remendo, que fica com uma boa resistência e não costuma esfarelar, é: uma medida de cimento para três medidas de areia. A água tem que ser colocada aos poucos, o suficiente para deixar a massa pastosa e com boa trabalhabilidade.
B2 – A massa corrida já vem pronta para ser aplicada. Não é necessário nenhum preparo anterior. Para paredes internas usa-se a massa corrida PVA. Para paredes externas usa-se a massa corrida Acrílica, devido à sua resistência às intempéries climáticas.
C – Corrigindo pequenas fendas ou rachaduras
C1- Preparo da fenda ou rachadura
Inicialmente, passe uma chave de fenda na rachadura ou fenda, a fim de abri-la o suficiente para que você consiga aplicar massa corrida posteriormente. Deixe essa fenda ou rachadura com pelo menos meio centímetro de largura e meio centímetro de profundidade.
Em seguida, com um pincel seco, limpe bem o local para tirar toda a poeira solta.
C2 – Aplicação da massa corrida e lixamento da superfície
Aplique a massa corrida com o auxílio de uma espátula. Deixe secar por aproximadamente 4 horas. Em seguida, lixe com uma lixa para massa nº 100 até regularizar a superfície. Retire o pó. A superfície está prontinha para ser pintada.
D – Corrigindo buracos um pouco maiores
D1 – Preparo do buraco
Nesse caso, você deve utilizar uma espátula para raspar o buraco até chegar na parte sólida da parede (tijolo, bloco, etc.). Em seguida limpe o buraco com um pincel seco para retirar o material solto e o pó.
Umedeça ligeiramente o local com água, aplique a argamassa com uma colher de pedreiro em pequenas camadas, deixando secar bem cada uma. Na última camada, nivele a argamassa aplicada com uma desempenadeira de madeira umedecida, em pequenos movimentos circulares.
D3 – Cura da argamassa e lixamento da argamassa seca
Deixe secar bem a argamassa. O tempo normal para curar a argamassa de grandes superfícies é de 28 dias. Entretanto, para superfícies pequenas, 15 dias já serão suficientes, desde que a ventilação do ambiente e as condições do tempo sejam boas.
Após a secagem da argamassa, lixe a superfície com uma lixa para massa.
Após a secagem da argamassa, lixe a superfície com uma lixa para massa.
D4 – Aplicação da massa corrida e lixamento da superfície
Aplique a massa corrida com o auxílio de uma espátula. Deixe secar por aproximadamente 4 horas. Em seguida, lixe com uma lixa para massa nº 100 até regularizar a superfície. Retire o pó. A superfície está prontinha para ser pintada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário