Qual é a letra do Hino Nacional do Brasil? Como é a música do Hino Brasileiro? Quem são os compositores do Hino Nacional? Quando foi composto nosso hino?
O Hino Nacional é um dos quatro símbolos nacionais. Os outros são: a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais (Brasão da República) e o Selo Nacional.
Todos os quatro símbolos nacionais estão devidamente regulamentados pela Lei 5700 de 1 de setembro de 1971 e suas modificações posteriores.
Hoje vamos falar sobre o Hino Nacional Brasileiro.
A composição musical do Hino foi oficializada como Hino Nacional Brasileiro pelo decreto nº 171. De 1890.
Ela foi composta pelo maestro Francisco Manoel da Silva e perdura até hoje.
Entretanto, por um período aproximado de 32 anos, muitas letras diferentes e inadequadas à beleza da melodia fizeram parte da composição.
Somente em 1922, ás vésperas do primeiro centenário da independência, é que foi definida, pelo Decreto nº15671 de 6/9/1922, a letra definitiva do Hino Nacional Brasileiro.
A letra do nosso hino, um verdadeiro poema, foi escrita em 1909 por Joaquim Osório Duque Estrada.
Para quem quiser aprendê-la, segue abaixo sua transcrição integral.
Se quiser ouvir o Hino Nacional enquanto aprende a letra, é só clicar na seta do tocador logo abaixo da Bandeira Brasileira.
Música: Francisco Manuel da Silva
Parte I Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada, Brasil ! | Parte II Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada, Brasil ! |
Como curiosidade, e para complementar a história, podemos informar que já existiu uma letra para a parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro. Mas isso eu conto em um outro artigo. Se houver interesse, você pode acessar "A Letra perdida da introdução instrumental do Hino Nacional Brasileiro." e descobrir como era essa introdução, que hoje é só instrumental, quando era cantada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário